sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Bolo delicioso de gelatina

Estava ontem a conversar na net quando uma amiga se meteu comigo e disse: “então e o bloguito não há novidades?”. Eu prometi-lhe postar algo hoje mas como estamos todas gordinhas, especialmente eu, aqui vai uma receita de um bolo com pouco açúcar. Este bolo tem a particularidade de comermos e vir o cheirinho ao sabor da gelatina que aplicamos. Fica muito bom mas o meu não cresceu muito porque descobri minhas amigas, o fermento que utilizei estava fora do prazo, daaaaaaaaaaaa.
Aqui vai para experimentarem e dizerem algo da vossa justiça.

Ingredientes:
4 Ovos
1 Chávena de açúcar (quem gostar de menos doce pode reduzir um pouco o açúcar, eu não enchi a chávena mas penso que poderia adicionar menos)
1 Pacote de natas
2 Chávenas de farinha
Fermento
1 Saqueta de gelatina a seu gosto (eu escolhi a de ananás mas sei que a de morango também fica muito boa)

Como fiz:
Bati os ovos com o açúcar e juntei a gelatina, mexendo tudo muito bem. Adicionei uma chávena de farinha e as natas e mexi tudo muito bem. Por fim adicionei o resto da farinha e o fermento e mexi novamente. Barrei a forma com margarina, coloquei um pouco de farinha, coloquei o preparado e vai ao forno.


NOTA:
Actualmente existe no mercado a gelatina tradicional, de origem animal proveniente das cartilagens, ossos e tendões dos animais como do boi ou porco, e a gelatina de origem vegetal, extraída das algas, como a ágar-ágar. Ambos os tipos têm o mesmo teor em proteína, ou seja, entre 80 a 90% de proteína, 2% de sais minerais e o restante em água.
As proteínas estão presentes em todo o corpo e têm uma função estrutural, o que faz com que este alimento por ser rico em proteínas seja óptimo para fornecer resistência e flexibilidade à pele, assim como para o fortalecimento dos cabelos e das unhas.
O nosso sistema imunitário também é constituído de proteínas, e quando nos encontramos doentes, com infecções e febre, este sistema está mais “necessitado” de proteínas para puder responder adequadamente e, rapidamente destruir a infecção. A gelatina é excelente para ajudar na recuperação. Por ser fresca, é agradável ao paladar evitando o fastio que frequentemente se associa aos estados febris.
Outra vantagem do consumo de gelatina é que esta dá uma sensação de saciedade, por ser baixa em calorias e pobre em gorduras é uma boa escolha quando se pretende controlar o peso ou simplesmente para quem pretende uma alimentação saudável e saborosa.
Nos dias quentes de verão, as nossas necessidades de água são elevadas, por vezes ignoramos este facto, não ingerindo a quantidade adequada de líquidos, assim sendo uma taça de gelatina à sobremesa pode ajudar a restabelecer o nosso equilíbrio hídrico.

Sem comentários:

Enviar um comentário