terça-feira, 22 de novembro de 2011

Caracóis com doce de ovos e pepitas de chocolate No meu caso pintarolas)

Esta receita foi tirada http://cemporcentoacucar.blog.com/tag/bolinhos/  mas como não tinha pepitas usei pintarolas. Ficaram uns caracóis muito bons e rendem muito, eu como tinha fogueira coloquei-os na minha pedra do fogão a descansar,  como estava quente cresceram muito e rapidamente acabando por se unirem no tabuleiro. Nada que não se resolvesse e com uma faquinha separei-os. Uma receita que vou repetir, experimentem.

Ingredientes:
- 2 Ovos;
- 240 Ml leite morno;
- 40 Gr de açúcar (NÂO ESQUECER)
- 530 Gr de farinha (utilizei T 55 sem fermento);
- 1 Colh. Café de sal;
- 1 Saqueta de fermento de padeiro (eu usei ½ de fermipan);
- 80Gr de manteiga em cubos.

Preparação:
Colocar os ingredientes pela ordem indicada na MFP, tendo o cuidado de colocar o sal e o fermento em lados opostos, escolher o programa de Massa (só amassa e leveda – 1h30 no meu caso). Entretanto, prepara-se o creme pasteleiro da seguinte forma:

Creme pasteleiro
Ingredientes:
- 2 gemas;
- 50 de açúcar;
- 20 g de Maizena;
- 250 ml de leite;
- 80 g pepitas de chocolate ( eu usei pintarolas das pequenas);
- 1 ovo para pincelar.

Preparação:
Bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Junto a Maizena e misture ainda. Aqueça o leite numa caçarola e deite-o pouco a pouco na mistura anterior. Deite tudo para a caçarola anterior e leve ao lume a engrossar. Reserve e deixe arrefecer.
Entretanto, voltando à MFP, retire no fim do programa, amasse-a para tirar o ar e fazendo uma bola coloque-a numa tigela polvilhada com um pouco de farinha e coloque no frigorífico uma hora.
No fim desse tempo, retire, divida a massa em duas metades, estenda a massa com o rolo em forma de rectângulo, polvilhando a banca de trabalho com farinha. Estenda por cima metade do creme pasteleiro e por cima polvilhe com as pepitas. Faça um rolo e corte fatias com cerca de 3 cm de largura. Coloque-as num tabuleiro com papel vegetal. Cobre-se com um pano e deixa-se descansar 40 minutos à temperatura ambiente. Fazer o mesmo procedimento com a outra metade da massa.
Pincelar os caracóis com um pincel com ovo batido. Leve a cozer em forno a cerca de 180º durante 15 minutos.
BOM APETITE

Sem comentários:

Enviar um comentário