terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Mousse de caramelo

Esta receita foi tirada daqueles pequenos fascículos (“a arte de bem cozinhar nº126”) que vinham no interior das revistas de “fofoquices”. Quanto às fotos, pois, é que a minha máquina precisa das pilhas e eu só me lembro quando é preciso usar, daaaa.

INGREDIENTES:
2 Folhas de gelatina (eu usei 3)
150 G de açúcar
3 Dl de leite
0.5 dl de água
3 Ovos (eu usei 4 tamanho l)
1 Colher de sopa de amido de milho (não vem na receita mas eu acrescentei)
Caramelo líquido q.b.

PREPARAÇÃO:
Coloque as folhas de gelatina em água fria. Ferva o açúcar com 0.5 dl de água, até ficar em ponto de caramelo. Retire do lume e adicione o leite em fio e as gemas previamente batidas com a colher de sopa de amido de milho, sem parar de mexer. Leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Escorra a gelatina e dissolva-a no preparado ainda quente. Deixe arrefecer. Entretanto bata as claras em castelo e envolva-as cuidadosamente no preparado do caramelo já frio. Verta nas taças, decore com o caramelo líquido e sirva bem fresco.

Sem comentários:

Enviar um comentário